Aluno de Diadema vence 14ª edição do Desafio de Redação

Após cinco meses de trabalho e milhares de textos recebidos, terminou ontem a 14ª edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O evento de encerramento contou com a divulgação dos vencedores e, em razão da pandemia, pela primeira vez foi realizado de forma on-line, transmitido pela DGABCTV no Facebook (aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo e tenha acesso ao programa).

O evento teve como apresentadora Iza Stein e bateu recordes de audiência. Foram mais de 9.000 engajamentos, 8.000 interações, 6.000 comentários, 2.400 pessoas alcançadas e 1.500 curtidas. O protagonista da festa foi Lucas Mandu Pimentel, 17 anos, de Diadema e estudante do Iemano (Instituto Educacional Manoel da Nóbrega), que levou o principal prêmio do concurso, uma bolsa de estudos na USCS. Diversos estudantes também foram contemplados com tablets, notebooks e TVs (veja relação abaixo).

Josiana Abrão Marui, coordenadora de publicidade do Diário e também do Desafio de Redação, comemorou a interação durante o evento. “O sentimento é de missão cumprida”, disse. “Nossa meta, neste período de tantas incertezas, foi alcançada. Nos reinventamos com a pandemia e conseguimos realizar mais um Desafio de Redação com o apoio da USCS, também realizadora do concurso, dos patrocinadores, dos dirigentes de escolas e, principalmente, dos professores”, acrescentou.

A apresentadora Iza Stein disse que o evento foi emocionante. “A gente pôde sentir e vibrar com as pessoas que participaram da live. A audiência foi maravilhosa e a participação das pessoas foi incrível. Vai ficar para a história”, comentou após encerrar a live.

O tema escolhido para este ano foi As Lições da Pandemia para a Construção de um Futuro Melhor. De acordo com avaliação dos organizadores, a melhor redação foi de Lucas (leia na íntegra abaixo). Emocionado com a vitória, o diademense disse que entregou o texto faltando poucos minutos para acabar o prazo. “Resolvi participar do concurso três dias antes do encerramento”, revela.

Ele pesquisou sobre o tema, fez rascunho e o deixou de lado por dois dias. Depois revisou e enviou. Lucas escreveu sobre a união dos povos para sanar problemas causados pela pandemia. Primeiro da família com chance de fazer curso universitário, Lucas pensa seguir na área da biologia.
“É a primeira vez que participo do Desafio de Redação e me sinto privilegiado de poder fazer faculdade na USCS. Sei que no País não é todo mundo que tem oportunidade dessas e vou aproveitar os benefícios que vai me oferecer”, garante.

Mãe do ganhador, Graziela Sousa Mandu, 37, comemora a vitória de Lucas. “Estou muito feliz. E, além da felicidade, acho que meu filho vai atingir os objetivos dele para chegar onde quer”, comentou. “Essa bolsa de estudos é um presente de Natal, pois se fôssemos pagar pesaria muito”, explica.

O Desafio de Redação conta com o patrocínio do Cemitério Vale dos Pinheirais e apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), de São Caetano. O evento de premiação teve apoio da Câmara Municipal de São Caetano. 

Escolas vencedoras podem concorrer a R$ 3.000 em prêmio de melhor torcida 
 
O evento de encerramento da 14ª edição do Desafio de Redação marca a abertura de competição paralela que vai premiar em R$ 3.000 a melhor torcida entre as escolas que tiveram alunos contemplados no concurso literário. Os colégios devem enviar até quinta-feira vídeo gravado na horizontal respeitando as regras de distanciamento em época de pandemia. “Estamos ansiosos para receber os vídeos de melhor torcida que os alunos e escolas premiadas vão preparar”, disse Josiana Abrão Marui, coordenadora do Desafio de Redação.

Ela lembra que a avaliação do material levará em conta animação, criatividade e segurança dos participantes, já que os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus devem ser mantidos. Os vídeos precisam ser enviados até quinta (19) no e-mail desafioredacao@dgabc.com.br. O resultado será divulgado no programa DGABCTV, transmitido ao vivo no Facebook.


Patrocinadores e apoiadores ressaltam chance dada aos jovens

Tradicional na região e esperado por escolas, professores e alunos, o Desafio de Redação só pôde ser realizado pelo apoio de patrocinadores e apoiadores, casos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Cemitério Vale dos Pinheirais, do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), de São Caetano, e da Câmara Municipal de São Caetano.

Orgulhoso pela realização do concurso literário, Leandro Prearo, reitor da USCS, disse ser “imenso o prazer” de participar do evento. “Um dos maiores do Brasil, certamente, no debate de questões importantes para a região.”

Superintendente do Saesa, Rodrigo Gonçalves Toscano afirmou que, mesmo em ano atípico, por causa da pandemia, o órgão não poderia deixar de dar oportunidade de crescimento e evolução aos jovens, “que mesmo de maneira remota, desenvolveram trabalho brilhante”. “Ficamos honrados em apoiar este projeto desde a primeira edição e temos a esperança de dias melhores para o evento do próximo ano, com o retorno das aulas e da premiação presencial”, afirmou.
Marcela Facundo, diretora de comunicação da Câmara Municipal de São Caetano, lembrou que o Desafio, há 14 anos, possibilita aos alunos da região a ampliação de seu conhecimento, ao estimular a produção literária.

Ela ressaltou a escolha do tema para este ano. “Em tempos de pandemia, trazer para os estudantes a reflexão do momento atual permite a contínua discussão sobre o tema, mobilizando não somente os alunos, mas os professores e as escolas, demonstrando compromisso com a população do Grande ABC.”

 

CONFIRA TODOS OS CAMPEÕES!

 

CATEGORIA I (6º ao 7º ano Ensino Fundamental II, Eja e Telesalas)

SANTO ANDRÉ

E.E. PROFA WANDA BENTO GONÇALVES

Giovanna Batista de Marques

 

SÃO BERNARDO

EE PROFª. MARIA LUIZA FERRARI CÍCERO

Karina Barboza da Silva

 

SÃO CAETANO

EMEF LUIZ OLINTO TORTORELLO

Beatriz Gomes Milani

 

DIADEMA

PROFª MARIA CAROLINA CASINI CARDIM

Kathellyn Evangelista da Silva

 

MAUÁ

CENTRO EDUCACIONAL SESI 406

Ana Beatriz Marques Siderio

 

RIBEIRÃO PIRES

E.M.E.B. ENGENHEIRO CARLOS ROHM

Lucas Rodrigues Sampaio

 

RIO GRANDE DA SERRA

PROF. FRANCISCO LOURENÇO DE MELO

Enzo Pereira de Souza

 

Premiação melhor da categoria

2º LUGAR

SÃO CAETANO

COLÉGIO ATENEU

Maria Eduarda Stain Furtado

 

1º LUGAR

MAUÁ

CENTRO EDUCACIONAL ELSHADAY

Julianne Rosa de Almeida

 

CATEGORIA II (8º e 9º ano Ensino Fundamental II, Eja e Telesalas)

SANTO ANDRÉ

E.E. PROFA FRANCISCA HELENA FURIA II

Ana Giulia Soares da Silva

 

SÃO BERNARDO

EE PROFª FAUSTINA PINHEIRO DA SILVA

Beatriz de Aquino Battistini

SCS

EMEF SENADOR FLÁQUER

Lorrane Delmiro dos Santos

 

DIADEMA

E.E. ORÍGENES LESSA

Gabriella Pereira Carvalho

 

MAUÁ

COLEGIO OPCAO UNIDADE FUNDAMENTAL

João Pedro Mendes Peixoto da Silva

 

RIBEIRÃO PIRES

E.E. DR. FELÍCIO LAURITO

Flayra Beatryz da Silva Andrade

 

RIO GRANDE DA SERRA

E.E. POETISA CORA CORALINA

Davi Almeida Pereira

 

Premiação melhor da categoria

2º LUGAR

MAUÁ

COLEGIO OPCAO UNIDADE FUNDAMENTAL

Brenda Vitória Campos Silva

 

1º LUGAR

SÃO BERNARDO

EE PROF. CLÓVIS DE LUCCA

Ana Clara Dias Amorim

 

CATEGORIA III (1º e 2º ano Ensino Médio, Eja e Telesalas)

SANTO ANDRÉ

COLÉGIO ADVENTISTA EM SANTO ANDRÉ

Monize Samara da Silva

 

SÃO BERNARDO

EE PROFª. MARISTELA VIEIRA

Cecília do Nascimento Miranda

 

SÃO CAETANO

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO USCS

Melissa Peron

 

DIADEMA

ETEC JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

Gabriela Silva do Nascimento

 

MAUÁ

PROFª THEREZINHA SARTORI

Stephany Mayara Lima dos Santos

RIBEIRÃO PIRES

COLEGIO GRAN LEONE

Otávio Paresqui

 

RIO GRANDE DA SERRA

ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA

Barbara de Oliveira

 

Premiação melhor da categoria

2º LUGAR

MAUÁ

COLEGIO RAIOS DE SOL

Emilly de Sousa Scala

 

1º LUGAR

SÃO CAETANO

EME PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO

Julia Costa Silva

 

CATEGORIA IV (3º ano Ensino Médio, Eja e Telesalas)

SANTO ANDRÉ

INSTITUTO SAGRADA FAMILIA

Melissa Carraro

 

SÃO BERNARDO

ETEC LAURO GOMES

Emilly Vitória Santos Silva

 

SÃO CAETANO

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO USCS

Victória Benedicto Vaz de Arruda

 

DIADEMA

COLÉGIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Felipe Gomes Tsuchida

 

MAUÁ

E.E. OLAVO HANSEN

Gabriel Lorran Santana Campos

 

RIBEIRÃO PIRES

E. E. DOM JOSÉ GASPAR

Amanda Cristina Leria

 

RIO GRANDE DA SERRA

ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA

Guilherme Henrique Sobral Santana

 

Premiação melhor da categoria

2º LUGAR

RIBEIRÃO PIRES

ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Beatriz dos Santos Silva


1º LUGAR

BOLSA DE ESTUDOS

DIADEMA

INS. EDUC. MANOEL DA NÓBREGA - IEMANO

Lucas Mandu Pimentel

 

CATEGORIA - PROFESSOR

2º LUGAR

SÃO CAETANO

EME PROFª. ALCINA DANTAS FEIJÃO

Professora Juliana Lopes dos Santos

 

1º LUGAR

RIBEIRÃO PIRES

PROF. CASEMIRO POFFO

 

Professora Maria Aparecida Alves de Oliveira